quarta-feira, 2 de junho de 2010

Casa de Índio

rcular comum, sem pared varientre trinta e cem pessoas.
Desde a década de 70, com a construção da estrada Perimetral Norte cortando seu território, a operação de m
Como são as habitações dos índios brasileiros? A pergunta não tem uma só resposta, uma vez que o termo "índios" abrange 220 sociedades. Cada uma delas têm suas tradições, e algumas são bem diferentes dos estereótipos mais difundidos.
Os índios Wajãpi, que vivem no Amapá, por exempo, em vez de se fixarem num só local, constroem várias casas e passam cada parte do ano numa aldeia diferente. Algumas ficam em regiões favoráveis à sobrevivência na estação seca. Em outros, há abundância de animais, e um terceiro tipo favorece a convivência social, pois fica em aldeias mais povoadas.
Esse dinamismo aparece em outras situações sociais. Este povo se organiza em pequenos grupos unidos por laços matrimoniais. Depois do casamento, os noivos vão morar com os pais da esposa. Após alguns anos, poderão viver com o grupo do marido, ou começar, do zero, uma nova aldeia. Já a morte de um indivíduo, mesmo que por causas naturais, é motivo para que todos abandonem uma aldeia, fugindo do espírito do morto. 
1) Vigas de cumeeira
2) Piso de paxiúba ou açaí
3) Vigas do piso
4) Viga frontal do piso
5) Morada provisória
A estrutrura de uma habitação tipo yvy'o, uma construção térrea usada como moradia ou cozinha. Na construção de uma casa, são usados até 20 espécies vegetais

Fonte: Galileu Galilei/Globo
ineradores e, hoje, a presença de milhares de

Nenhum comentário:

Postar um comentário